segunda-feira, 27 de outubro de 2008

O senhor do trono...

Do blogue http://rouxinoldebernardim.blogspot.com/2008/10/o-senhor-do-trono.html

Confesso que não sendo monárquico, tenho simpatia pelo Duarte Pio, um cidadão com formação humanista e de um civismo exemplar, que ombreia com muitos políticos republicanos em termos de capacidade intelectual.Foi tenente miliciano na Força Aérea (piloto aviador em Angola) dando sempre uma exemplar prova de maturidade e de grande visão histórica. Tal como Manuel Alegre (em Angola) tinha uma visão futurista diferente da grande maioria, e isso não raras vezes lhe causou engulhos. Embora nascido na Suíça (na embaixada de Portugal) teve em Portugal a sua formação (frequentou o colégio Nun'Alvares em Caldas da Saúde-Santo Tirso) (1957 a 1959).
Enfim, Duarte Pio é um portador de qualidades!

Embora de sangue azul tem na alma o rubro da alegria de viver e no sentimento o verde da ecologia sempre presentes. Amante da caça e apaixonado pela Natureza, tem na sua afeição pelas coisas de Deus um dom inigualável. Seu padrinho de batismo foi o próprio Papa Pio XII. Enfim, estamos na presença de um ícone da realeza mundial, uma figura acima do patamar vulgar de lineu, mas sempre modesto, sempre simples, capaz de jogar uma sueca e beber um copo de maduro tinto com a malta. Enfim, um puro-sangue lusitano.
Não envergonharia a República tê-lo ao leme!
Pai extremoso de D. Afonso Maria, Dona Francisca e de D. Dinis, merece figurar em lugar de destaque nesta galeria de "Senhores" que, um dia que eu já esteja nas praias do Além, possa ser editado e dado a conhecer aos vindouros como o tributo de alguém que amou a vida e se deixou apaixonar pelas almas imorredouras em Portugal nascidas e capazes de servirem de exemplo ao mundo inteiro, de forma intemporal e duradoura.

1 comentário:

roux de bernardim disse...

Quero dizer que não sou monárquico mas também não sou anti-monárquico.
Admiro o «nosso» (da Grei, da comunidade, da malta...) D. Duarte Pio com quem tive o prazer de falar na Quinta do Mosteiro em Junqueira Vila do Conde (do comendador Rebelo de Carvalho).
Também fui piloto aviador e também estive em Angola.
Também tive problemas por não alinhar com o status quo reinante... e ainda tenho no actual...

Enfim, só hoje vi este post, daí este comentário. Um abraço a todos os monárquicos deste republicano

rouxinol de Bernardim