quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Bélgica: Rei Alberto II dá posse a novo governo

Yves Leterme tomou hoje posse como Primeiro-Ministro belga perante o Rei Alberto II, onze meses depois da demissão.
O cristão-democrata flamengo deixa a pasta dos Negócios Estrangeiros para substituir Herman Van Rompuy, nomeado para a presidência do Conselho Europeu.

A escolha rápida de Leterme é justificada pelos cinco partidos da coligação governamental como uma forma de evitar nova crise política.
Na equipa de governo surge apenas um novo rosto, Steven Vanackere, para chefiar a diplomacia belga. Os restantes elementos são os mesmos que acompanharam Van Rompuy, que conseguiu pacificar os conflitos entre flamengos e francófonos.
Van Rompuy apresentou a demissão ao Rei belga, na manhã de quarta-feira . O futuro presidente do Conselho Europeu considera que Leterme “tem agora uma segunda hipótese e dispõe de todos os elementos para provar que é um bom chefe do Governo”. Van Rompuy espera que “tenha sucesso”.

[Imperou a "estabilidade", palavra querida às monarquias constitucionais europeias.]

domingo, 22 de novembro de 2009

Comemora hoje 43 anos S.A.R. A Senhora Dona Isabel Inês de Castro Curvelo de Herédia de Bragança, nascida em 22 de Novembro de 1966.
Casou em 13 de Maio de 1995 com S.A.R. O Senhor Dom Duarte Pio, Duque de Bragança.

Até 1976 viveu entre Portugal e Angola e estudou no Colégio das Doroteias. Em 1976 a sua família mudou-se para o Brasil. Estudou então em S.Paulo, no Colégio de S. Luís, da Companhia de Jesus, até 1988.
Licenciou-se em Administração de Empresas na Universidade Getúlio Vargas em 1990. Nesse ano regressou a Portugal e iniciou a sua actividade profissional numa empresa financeira, a BMF - Sociedade de Gestão de Patrimónios, S.A. onde esteve até 1995.

É patrona de algumas instituições, de entre as quais:

· Refúgio Aboim Ascensão - Faro;
· Ajuda ao Recém Nascido (Instituição ligada à Maternidade Alfredo da Costa);
· Associação Trissomia 21;
· Associação Portuguesa de Miastenia Grave e Doenças Neuro-Musculares;
· Ajuda de Berço;
· Associação "Os Francisquinhos".

S.A.R, a Senhora Duquesa de Bragança é Grã-Mestra da Real Ordem de Sta Isabel, Grã-Cruz da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa e Dama Grã-Cruz de Honra e Devoção da Ordem Soberana e Militar de Malta.

A S.A.R. os nossos Parabéns.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

"Três tiros que abalaram a Monarquia"

Lapa: moradores convidados para "Três Tiros na Monarquia".

A Junta de Freguesia da Lapa, em Lisboa, está a convidar os moradores do bairro a participar na visita "Três Tiros que Abalaram a Monarquia", a decorrer dia 20 de Novembro, as partir das 14:30. Trata-se de uma visita guiada pedestre aos locais onde ocorreram os acontecimentos históricos associados ao Regicídio, segundo o divulgado em comunicado.

O percurso começa no Café Gelo (local escolhido pelos regicidas para os últimos preparativos), seguindo para Praça do Comércio (onde ocorreu o Regicídio), Capela de S. Roque do Arsenal da Marinha (onde permanecem os corpos reais em “camara-ardente”) e Paços do Concelho (onde foram acolhidos os corpos regicidas). Para participar, é necessário fazer inscrição prévia na Junta de Freguesia da Lapa.