segunda-feira, 5 de março de 2012

Presidente mais irrelevante não podia haver

por Camilo Lourenço
in Jornal de Negócios

Era previsível. O Presidente da República, depois de somar dois disparates seguidos e cair nas sondagens, precisava de uma saída: uma, ou várias, tiradas airosas que lhe recuperassem a popularidade.

Era previsível. O Presidente da República, depois de somar dois disparates seguidos (críticas aos cortes nas pensões e "fuga" da escola António Arroio) e cair nas sondagens, precisava de uma saída: uma, ou várias, tiradas airosas que lhe recuperassem a popularidade. Foi o que fez na semana passada: começou com a "surpresa" face aos números do desemprego, continuou sugerindo alterações ao programa da Troika e avançou com a ideia de que o país já não aguenta mais austeridade. E quando se pensava que iria ficar por ali ainda investiu contra as agências de rating (que há dois anos recomendava que não se criticasse) e os líderes europeus, que por elas se deixam "chantagear" e para com quem revelam cobardia.

Vou-me abster de mencionar os links do "youtube" com as declarações passadas do Presidente sobre as agências de rating. Vou-me abster de referir as vezes em que Cavaco falou sobre a insustentabilidade do nível de despesa pública em Portugal. E até me vou abster de recomendar um artigo recente de Miguel Cadilhe, no "Público", onde lembra que o Presidente é um dos responsáveis pela subida da despesa corrente, ao patrocinar um novo sistema retributivo na função pública. O que interessa reter é que Cavaco Silva, por recear ficar na História como o Presidente do pior período de austeridade da democracia, anda a tentar "fugir com o rabo à seringa". Descolando do governo. Ainda não percebeu que, por este caminho, a mesma História que o atormenta vai lembrá-lo como o Presidente mais irrelevante que a democracia teve até à data. Resta saber o dano que esta descredibilização progressiva da função presidencial vai fazer ao país.