quarta-feira, 7 de maio de 2008

Modelo social e ética republicana

Por Dom Vasco Teles da Gama in Diário Digital

O modelo social que os nossos governantes escolheram está de excelente saúde, condenando à proletarização, quando não à exclusão, a esmagadora maioria dos portugueses da classe média, sufocados pelas dívidas à banca e pela constante subida do nível de vida, agora agravado quer pelo preço astronómico do barril de petróleo, quer pela não menos vertiginosa subida de preço dos cereais, e demais produtos alimentares, daquela decorrente.
Porque o volume salarial é dos mais baixos da Europa, somos também nós os forçados a despender maior percentagem das receitas em alimentação, quase toda importada, graças ao afã de sucessivos governos em subsidiarem os agricultores nacionais para nada produzirem, na esperança de verem financeiramente reconhecida por Bruxelas a sua subserviência. Que diferença para a monarquia Espanhola, que se vê multada pela União, por ter autorizado os seus agricultores a plantarem vinhas, para além das quotas que os Franceses lhes tinham imposto, podendo largamente pagar as multas, com o rendimento da infracção!

Mas, em plena crise de recessão mundial, que medidas toma a "nossa" república? Aperta o cinto, como nos manda e obriga a fazer a nós? Nada disso!
Anuncia alegremente grandes obras públicas: Um novo aeroporto; Uma nova ponte sobre o Rio Tejo, apesar de ainda não estar completamente esclarecido o impacto ambiental da que foi inaugurada há dez anos; Um aparentemente inútil T.G.V., que dada a nossa dimensão, parece quase consensual tratar-se de investimento sem retorno financeiro, ou seja, para as futuras gerações terem que ficar a pagá-lo, em nome da modernidade; Um novo Hospital de Todos os Santos (será para mudar de nome para Hospital de Santo Nenhum, daqui a dois anos, em nome do laicismo do Estado?), que parece decalcado do Hospital de Santa Maria, tão criticado pela desumanização atribuída àquele modelo de gestão da saúde; novos troços de auto-estradas em que, se continuar a subida nos preços da gasolina, se prevê que circulem cada vez menos automóveis…

Ver mais em:
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=50&id_news=328384

Sem comentários: