sexta-feira, 27 de março de 2009

Gordon Brown quer mudar regras de sucessão ao trono de Inglaterra

O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, está a negociar actualmente com o palácio de Buckingham o fim da lei que proíbe que um membro da família real casado com uma pessoa católica suba ao trono da Inglaterra.

O Governo Brown também quer acabar com a regra actual que dá ao homem prioridade sobre a mulher na sucessão ao trono, avança hoje o jornal The Daily Telegraph.
Se a nova lei, ainda em estudo, tivesse carácter retroactivo, a princesa Anne estaria antes do príncipe André na linha de sucessão, ficando em quarto lugar, atrás de Carlos e dos seus dois filhos, William e Harry.

Segundo o diário, o primeiro-ministro é a favor de reformar nesse sentido as leis de sucessão e o palácio de Buckingham parece ser flexível a esse respeito.
Não haverá, no entanto, mudanças no protocolo actual, que diz que o monarca deve ser de religião protestante.
Alterar este último requisito modificaria o estatuto de religião oficial da Igreja Anglicana, da qual o monarca é também governador supremo.
Para efectivar as mudanças, o Governo precisa do consentimento dos 53 países que formam a Commonwealth, algo que Brown tratará com os respectivos dirigentes numa reunião em Novembro.

Durante o reinado de Isabel II, dois membros da família real britânica, o príncipe Michael de Kent e o conde de St. Andrews, tiveram que renunciar aos seus direitos depois de se casarem com católicas.
Segundo o The Daily Telegraph, o plano de reforma de Brown é uma tentativa de preparar o caminho para uma visita do papa Bento XVI.
Acredita-se que Brown também esteja a estudar a possibilidade de levar à Câmara dos Lordes o actual primaz dos católicos ingleses, o cardeal Murphy-O'Connor.

Sem comentários: