quarta-feira, 2 de julho de 2008

Reino da Dinamarca continua a ser o país mais feliz do mundo e Portugal está nos 10 menos

À atenção de Portugal: o Reino da Dinamarca é o país mais feliz do mundo!
A conclusão foi apresentada pelo Instituto de Pesquisa Social da Universidade do Michigan que, desde 1981, estuda os níveis de felicidade em 52 países do mundo.

Com a sua igualdade social e atmosfera democrática pacífica, a Dinamarca lidera os gráficos de felicidade mundial, contrastando com a China, onde a felicidade tem decrescido. "Suspeito que existe uma forte ligação entre paz e felicidade", afirma Ronald Inglehart, cientista político que orientou o estudo. "A Dinamarca, não sendo o país mais rico do mundo, é um país próspero", acrescenta.

Na lista, os EUA encontram-se em 16.º lugar (relativamente longínquo do vizinho Canadá, cujo chefe de Estado é a Rainha Isabel II, no 9.º lugar).
Portugal ocupa a 47.ª posição no ranking do total de 52. Os países mais felizes, como a Islândia, a Suíça e a Áustria, são apontados por Inglehart como os exemplos da excelência de normas de tolerância social e de sistemas políticos democráticos.
"Em última instância a determinante mais importante é a possibilidade de livre escolha de cada um na orientação das suas vidas", afirma Inglehart.

1 comentário:

Anónimo disse...

Meus Amigos,

Creio que a entidade que fez o estudo está vendida ao capital.

Estou convencido, que o país mais feliz do globo é Cuba, seguido de muito perto por Portugal.

Um Abraço
João Nunes Oliveira